Chamuças de alheira no forno

Acepipes para degustar,devagar devagarinho.....!
Entrada gourmet ou acepipes como queiram dizer.Uma entrada que fiz para almoço família. cá por casa ninguém era  apreciador de alheira,nem compro.Mas meu filho veio do Porto trouxe da casa gourmet  uns enchidos,morcela,paio,queijo broa tudo delicioso.
No meio dos encidos,vinha também alheiras que cheiro delicioso.Como não gostamos dei as alheiras a um familiar que aprecia alheiras fritas com ovo.Ficou uma esquecida cá por casa.
 dei por ela já com a pele um pouco engelhada,prensei tenho de fazer algo porque não gosto de deitar fora comida.Pesquisei nos meus livros encontrei no livro Petiscar com Estilo alterei a meu gosto.Ficaram uma delicia e agora somos fãs de alheira.mas só assim,já voltei a fazer O melhor de tudo é que não são fritas,mas sim no forno.delicioso.
Chamuças de alheira no forno

INGREDIENTES

 3 folhas de massa filo
 1 alheiras
1 cebolas 
1 dentes de alho
 1 colher de (sopa) de azeite
 Tomilho q.b.
pimenta preta moída na hora
Pré-aqueça o forno a 180ºC /gás 4

PREPARAÇÃO:

Descasque  a cebola,e o dente de alho e pique-os finamente. Leve um tacho ao lume com o azeite,deixe aquecer, junte a cebola e o  alho  e deixe refogar até que a cebola fique translúcida.Tempere com pimenta mexe bem, retire do lume, coloque num passador de rede e deixe escorrer.

Retire a pele à alheira,parta em bocados deite para uma tigela disfaça com um garfo.Adicione a mistura da cebola, misture bem, junte o  tomilho picado e misture muito bem. Molde depois as bolinhas desta mistura.

Corte cada folha de massa filo em quatro tiras, no sentido do comprimento.Disponha uma bolinha de alheira sobre cada ponta da massa filo,e depois dobre para fazer as chamuças. Coloque-as num tabuleiro e leve ao forno pré quente a 180ºC até que fiquem douradas e estaladiços.Retire do forno e sirva decoradas a gosto. 

Bom apetite,Mary

1 comentário:

  1. Ficaram perfeitas :)
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita e comentário!
Thanks for the visit and comment!

by Mary